Biografia de Romero Britto

Romero Britto é uma referência e um dos artistas brasileiros mais comentados quando o assunto é cubismo e/ou art pop.

O artista nasceu em 6 de outubro de 1963, na cidade de Recife (P.E.). De origem humilde, as primeiras telas de Romero, aos 8 anos de idade, eram feitas de sucatas: jornal, papelão, embalagens…

Ao ver o tino artístico que o filho tomava, seus pais, na medida possível, apoiavam o garoto e compravam livros de artes para que a veia artística pudesse tomar corpo, já que o menino respirava isso.

O encanto por mestres da arte – destaque para Picasso e Toulouse-Lautrec – fez com que Romero Britto passasse dias e dias tentando alcançar a perfeição das obras, copiando os traços. Mas, sem perceber, o garoto desenvolvia o seu próprio estilo.

Seis anos depois de ser apresentado ao mundo das artes, isto é, aos 14 anos, Romero realizou a sua primeira exposição pública. E nessa exposição, o artista vendeu a sua primeira obra à Organização dos Estados Americanos.

No quesito “escola”, o menino de família pobre não fugiu à regra e estudou em escolas públicas. Mas, aos 17 anos, o garoto ganha uma bolsa e entra na Universidade Católica de Pernambuco para cursar Direito, mas não se forma, já que as artes eram a grande paixão.

Vai te ajudar:  Biografia de Roberto Gómez Bolaños

Romero Britto

Viajou por inúmeros países da Europa para ver de perto as obras que só via nos livros comprados pelos pais.

Romero Britto retorna ao Brasil, mas sua cabeça permanece no “exterior”. Afinal, ele vê o estilo de vida acelerado nos EUA e acaba se identificando.

Essa simpatia permanece e Romero Britto escolhe Miami para ser a sua residência, já que vê muitas semelhanças com o Brasil devido à beleza tropical. Com isso, o artista consegue juntar a paisagem brasileira com o estilo de vida americano.

O vínculo com os Estados Unidos fica mais forte quando ele conhece Cheryl, sua futura esposa e mãe de seu filho, Brendan.

E, seguindo a lida que o segue por toda a vida, o artista buscou, incansavelmente, uma galeria para que pudesse expor as suas obras. Enquanto não conseguia uma oportunidade, o jeito foi mostrar suas obras nas calçadas de Coconut Grove, na Flórida.

O tempo passou e os trabalhos ganharam, finalmente, um espaço em uma galeria: a Steiner Gallery.

Vai te ajudar:  Biografia de Cecília Meireles

Essa parte merece destaque, já que foi nessa galeria que as obras do artista começaram a ser vendidas.

Era o “start” que Romero Britto sempre buscou: conquistar espaço nas galerias norte-americanas.

Daí em diante, Romero conseguiu e manteve o seu estúdio por anos. Com isso, pessoas interessadas no trabalho do artista pernambucano começaram a surgir.

Dentre os projetos aceitos e concluídos pelo brasileiro, campanhas para a Absolut Vodka, Grand Manier, Pepsi, IBM e Disney merecem destaque, já que foram vistas por milhões de pessoas e, consequentemente, projetaram o trabalho do artista para o mundo inteiro.

Prestigiado por celebridades internacionais e com estilo consolidado, Romero Britto tem se dedicado à filantropia e usado a sua imagem para arrecadar fundos para organizações mundiais que auxiliam milhões de pessoas que sofrem no planeta por quaisquer males.

Romero Britto é exemplo de vitória perante inúmeras adversidades e serve de incentivo para muitos brasileiros que pretendem vencer na vida.

Veja também

Biografia de Romero Britto
5 (100%) 2 votes

CURSOS E DICAS