Regências do verbo Atender





Regências do verbo Atender – Estudar regência verbal não é uma das atividades mais legais na escola. Afinal, mesmo que aprenda corretamente como utilizar cada verbo, é preciso de prática e treino para conseguir “decorar” as regras.

E mesmo que as regras linguísticas acompanham sempre a evolução da língua, podendo quebrar paradigmas e normas, é importante rever quais são as regras primárias de cada verbo, principalmente quando tivermos que utilizar a norma culta. Claro que depende muito dos contextos, porém, deve-se prestar muita atenção em onde utilizar cada verbo!

Vai te ajudar:  Regências dos verbos Esquecer / Lembrar

Conheça hoje a regências do verbo Atender!

Verbo Atender

O verbo atender, até hoje, segue uma complicada norma. Afinal, ele apresenta em muitas construções a transitividade direta e indireta. Mas, há uma explicação lógica para isso. Quando o verbo atender tiver um complemente que diz respeito a uma pessoa, ele será transitivo direto; quando o complemento do verbo for de outra classificação gramatical, ele precisará da preposição, logo, se tornará transitivo indireto. Analise as frases:

  • “Eu atendi o consumidor”.
  • “O presidente atendeu às expectativas da população ano passado”.
Vai te ajudar:  Regências do verbo Responder

Gostou das dicas de Regências do verbo Atender? Então comenta e deixa sua avaliação no post.

Regências do verbo Atender
5 (100%) 2 votes





VEJA MAIS SOBRE » COMO SE ESCREVE