Dicas de Português: encontros consonantais, vocálicos e dígrafos





Encontros consonantais

O termo consonantal vem de consoante. As consoantes são as demais letras que fazem parte do nosso alfabeto, com exceção das vogais. Se pararmos para notar, quando fazemos a divisão silábica de algumas palavras, aparecem, na mesma sílaba, duas consoantes juntas.

A essas duas consoantes juntas é dado o nome de encontro consonantal. Existem inúmeros encontros consonantais na língua portuguesa. Esse fenômeno pode ocorrer tanto na mesma sílaba, quanto em sílabas separadas.

Nos encontros consonantais todas as palavras e letras são bem pronunciadas. Exemplos de encontros consonantais na mesma sílaba: grade, globo, planeta, britadeira, grosseria, pedra, creme, tratado, entre tantos outros.

Exemplos de encontros consonantais em sílabas diferentes: adjetivo, maligno, ritmo, magno, e por aí vai.

Encontros vocálicos

Os encontros vocálicos, por sua vez, são o encontro de vogais, que aparecem juntas, na mesma sílaba. É o encontro entre as vogais: a, e, i, o ou u, em diversas conformações.

Vai te ajudar:  Palavras para começar uma redação

Dentro da gramática brasileira, existem três tipos de encontros vocálicos:

Ditongos;
Tritongos;
Hiatos.

O ditongo é o encontro de duas vogais em uma mesma sílaba. Por exemplo: água, peixe, boi, leite, pão, manteiga, chapéu, beijo, etc.

O tritongo, por sua vez, consiste no encontro de três vogais em uma mesma sílaba. Por exemplo: Desiguais, enxaguei, iguais, Uruguai, Paraguai, etc.

O hiato, por fim, diz respeito ao encontro de duas vogais que são pronunciadas em sílabas distintas. Por exemplo: violação, viagem, doação, boato, etc.

Dígrafos consonantais

Os dígrafos consonantais nada mais são do que o encontro de duas letras que representam um único som. Em outras palavras, são duas letras completamente diferentes ou mesmo duas letras iguais, que possuem seus respectivos sons, mas que juntas formam um segundo/terceiro som. Esses são os dígrafos.

São chamados de dígrafos consonantais porque, obviamente, são o encontro de duas consoantes. É uma espécie de encontro “diferente”, pois duas letras, que possuem sons distintos, formam um outro som. A diferença entre o encontro consonantal para o dígrafo é que os sons das letras nos dígrafos não são pronunciados.

Vai te ajudar:  Como fazer uma boa Redação

Os principais dígrafos consonantais de nossa língua são: lh, ch, nh, gu, rr, ss, sc, sç, xc.

Na separação das sílabas, os dígrafos são sempre separados, embora continuem constituindo um mesmo som.

Compreendendo noções de encontros consonantais, vocálicos e dígrafos consonantais

Compreender os encontros consonantais, vocálicos e dígrafos consonantais é muito importante para a saber como se configura a estrutura dessas palavras de acordo com as normas gramática brasileira. Além disso, compreender esses aspectos também ajuda na hora de fazer a separação das sílabas, o que é importante em concursos e vestibulares.

Dicas de Português: encontros consonantais, vocálicos e dígrafos
5 (100%) 1 vote





VEJA MAIS SOBRE » COMO SE ESCREVE