Como fazer uma boa Redação





Aprender como fazer uma boa redação não é uma tarefa difícil, sabia disso? A dica, ou talvez fórmula, é seguir um raciocínio. E claro, saber organizar o tempo.

A grande diferença entre uma redação ruim e uma redação excelente é o planejamento dos argumentos.

Como fazer uma boa Redação

Diante de uma pressão, como vestibular ou concurso público, é preciso manter a calma e a paciência e rascunhar qual será a organização do seu texto, quais serão os seus argumentos e o que você pretende concluir.

Se você tirar um tempo para fazer isso, pode ter certeza que a redação já estará bem encaminhada.

O que acontece muitas vezes, entretanto, é que os estudantes têm pressa para fazer a redação, o que é um erro fatal.

Tudo bem, têm pessoas que praticam, treinam e criam rapidamente um texto, entretanto, não se martirize se não for um desses indivíduos.

Como fazer uma boa Redação
Como fazer uma boa Redação

Se está querendo saber como fazer uma boa redação, confira quais são os pontos que precisam de uma atenção.

Reserve um tempo para ler

As pessoas não são obrigadas a ler, porém, é de vital importância que você leia sobre tudo, principalmente as notícias ao redor do mundo.

Vai te ajudar:  Palavras para começar uma redação

Assim, você agregará e enriquecerá seu texto com argumentos mais profundos e recentes. Além disso, leia livros também.

O seu vocabulário, consequentemente, é aumentado e a construção e organização das frases ficarão mais claras para você redigir um texto.

Pesquise sobre o mundo. Leia o jornal, visites sites confiáveis que divulgar notícias sobre todo o lugar do mundo.

Leia também: Palavras para começar uma redação

Treine a redação

Do que adianta se preparar se você não praticou em casa algumas redações? A partir do momento em que será avaliado por sua redação, você tem a responsabilidade de treinar, escrevendo e reescrevendo textos.

Assim, é possível compara-los e observar a sua evolução. Peça para outras pessoas lerem, seus professores e fique atento ao feedback.

Fique de olho na língua portuguesa

Não podemos esquecer o quanto um bom domínio da língua portuguesa faz diferença ao fazer uma redação. Quando se sabe usar os conectivos, linkar as frases, usar palavras corretas e evitar a informalidade, a sua redação já se torna bem estruturada e bem construída.

Não estamos falando para ser um dicionário ambulante, longe disso, mas compreender como se escreve certas palavras, quando usar ou não a crase, por exemplo, são artifícios que qualquer estudante deve prestar atenção.

Vai te ajudar:  Dicas de Português: encontros consonantais, vocálicos e dígrafos

Não abrace o mundo

Ao redigir um texto é essencial que você permaneça dentro do tema, dentro da pergunta.

Não tente abraçar o mundo ao escrever um texto que engloba muitas questões, muitos argumentos que não levam a uma conclusão ou uma solução interessante, que foge do clichê.

Por isso a necessidade de organizar seus argumentos e a estrutura do seu texto. Assim, você consegue seguir uma linha de raciocínio, verificando quais pontos são mais importantes que os outros.

A sua argumentação deve estar redonda, isto é, deve fazer sentido para guiar o leitor para uma conclusão, para um ponto de vista. Mantenha a objetividade e a clareza e respeite, também, o número de linhas pedido.

Aliás, na maioria das vezes, é pedido que você sugira uma solução para um problema apresentado após argumentar sobre o tema. Fuja do tradicional e realmente pense em uma solução que seja tangível!

Com essas dicas, é aprender como fazer uma boa redação e ainda ser avaliado positivamente com relação ao seu texto!

Como fazer uma boa Redação
5 (100%) 4 votes





VEJA MAIS SOBRE » COMO SE ESCREVE