Pontuações da Língua Portuguesa

A língua Portuguesa é a 5º mais falada no mundo, sendo a oficial de 9 países. Segundo um levantamento feito pela Academia Brasileira de Letras, a língua portuguesa possui cerca de 356 mil unidades lexicais, em grande maioria derivadas do latim.

O padrão brasileiro da língua é o mais utilizado e estudado pelo mundo e também considerado um dos mais complexos, devido a sua grande quantidade de palavras, regras ortográficas, acentuações e pontuações.

Pontuações da Língua Portuguesa

No caso das Pontuações da Língua Portuguesa, podemos citar algumas como ponto final, ponto de interrogação, ponto de exclamação, vírgula, parênteses e muitos outros, que serão apresentados e detalhados a seguir. Estes, são utilizados em suas diferentes formas na linguagem escrita para enriquecer o texto ou para representar recursos específicos da fala, como por exemplo: entoação, ironia, silêncio, hesitação, pausa e ritmo.

Ponto final

Como o próprio nome diz, possui como função finalizar o período da sentença ou realizar abreviaturas (.).

O Dr. Márcio estava lhe aguardando.

Paulo foi direto para casa..

Reticências

(…) Possui função semelhante ao ponto final, ao aparecer no final da sentença causa sua suspensão. Indicam o pensamento ou hesitação de alguma ação, realçam determinada palavra ou expressão ou as deixam incompletas, permitem uma interpretação variada e representam a suspensão da ação ou pensamento.

Madri, quantas lembranças…

Amar… ainda é uma incógnita para mim. 

Dois Pontos

(:) São utilizados para introduzir uma ideia, citação, explicação, enumeração ou algo do gênero. Geralmente a sentença após os dois pontos é uma oração apositiva.

Chegar lá é fácil: continue a rodovia até o km 4 e entre na primeira a esquerda.

Hamlet perguntou o seguinte: “Ser ou não ser? Eis a questão.” 

Ponto de Exclamação

(!) Utilizado no final da sentença, após uma interjeição ou após um verbo imperativo e visa entoar o equivalente a surpresa, admiração ou exaltação.

Ai! Que dor!

Que coisa mais linda!

Uau! 

Ponto de interrogação

(?) Utilizado no final da frase para indicar uma pergunta. Podem ser utilizado um ponto de exclamação após um de interrogação, enfatizando a pergunta para demonstrar surpresa ou indignação.

Vai te ajudar:  Como Usar a Vírgula: 5 regras para aprender uma vez por todas

Vocês vão para casa comemorar no final do expediente?

Felipe já chegou?

Como assim ela não vem?!

Quem te contou isso?! 

Ponto e vírgula

(;) O Ponto e vírgula é o meio termo entre a vírgula e o ponto final, geralmente utilizado para separar orações dentro de um mesmo período, sem finalizá-las. Também é muito usado na enumeração, para omitir verbos e para separar conjunções adversativas. É muito utilizado no âmbito jurídico.

“Art. 1º A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito e tem como fundamentos:

I – a soberania;

II – a cidadania;

III – a dignidade da pessoa humana;

IV – os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa;

V – o pluralismo político.”

“Cada qual sabe amar a seu  modo; o modo pouco importa; o essencial é que saiba amar.” Machado de Assis

Vírgula

(,) Sinal de pontuação utilizado para indicar uma pausa rápida no discurso. Pode indicar listagem de elementos, inserir uma explicação ou um aposto, separar orações coordenadas assindéticas e para isolar o vocativo.

Não deve se usar a vírgula para separar sujeito de predicado, entre verbo e seu objeto, entre adjunto adnominal ou completo nominal e entre uma oração subordinada substantiva da principal.

Comprei couve, brócolis, tomate, cenoura e os temperos para nossa janta de hoje.

Marta, considerada melhor jogadora de futebol da história, superou Pelé em número de gols pela Seleção.

São Paulo, 15 de setembro de 2017

Seja bem vinda, Paula! 

Travessão

(-) Não deve ser confundido com hífen, pois este é utilizado para unir pronomes átonos a verbos e para ligar palavras compostas.

O travessão é utilizado no discurso direto para indicar fala de algum personagem, para separar explicações, destacar algum elemento no  meio do discurso ou para substituir vírgulas, parênteses ou dois pontos.

E então, Pedro finalmente disse:

– Eu sei quem roubou a mala.

“Nunca desejei que houvesse um Deus para invocar – desejei frequentemente que houvesse um Deus para agradecer.” F. Scott Fitzgerald

Aspas

(“ ”) Visão destacar algum trecho, sendo utilizadas no começo e finalizando citações, palavras estrangeiras, neologismos, ironia ou expressões populares. Também são utilizadas em nomes de filmes ou textos e para realçar determinada palavra ou expressão.

Vai te ajudar:  Pronomes

Fomos encontra-los no “lobby” do hotel.

Claro, o show foi “super” emocionante.

“O poeta é um fingidor. Finge tão completamente que chega a fingir que é dor a dor que deveras sente.” Fernando Pessoa 

Parênteses

[ ( ) ] Enriquecem o conteúdo do texto ao inserir uma explicação ou informação a este. São usados para explicações, comentários, considerações ou reflexões; na separação intercaladas declarativas, na introdução de dados bibliográficos, na indicação do gênero.

Os (as) que não comparecerem serão penalizados(as).

A Cidade Maravilhosa (também conhecida por Rio de Janeiro) é uma das mais buscadas no Brasil pelos turistas

Colchetes

( [ ] ) Possuem a mesma finalidade dos parênteses, porém, são mais comumente usados em âmbito acadêmico, para fazer referência à etimologia de uma palavra, inserir termos estranhos ao textos, comentários ou observações e indicar partes que foram omitidas do texto durante a transcrição.

Também são usados quando há a necessidade de fazer uma separação já dentro dos parênteses ou com a palavra latina sic, para demonstrar erros no original.

“Penso, logo [eu] existo”

“Preconiza-se que a maioria das atividades preventivas e o diagnóstico precoce de patologias sejam realizadas na atenção primária, que compreende atividades de baixa complexidade executadas em Unidades básicas de Saúde em parceria com hospitais da localidade. […]As campanhas de prevenção devem abranger toda a comunidade para que possa haver maior divulgação e inteirá-la a respeito de encontros com profissionais para oferecer informações e prestar assistência à saúde.” (A Prevenção do Câncer de mama pela atenção primária sob a ótica de mulheres com esta patologia. Revista Enfermagem Integrada.)

Asterisco

( * ) Na linguagem formal é usado na omissão de nomes e para inserir notas explicativas ao final dos textos.

A vítima * preferiu não ser identificada.

Gostou das dicas sobre Pontuações da Língua Portuguesa? Então compartilha o post com seus amigos e deixa sua dúvida abaixo nos comentários (caso tenha).

Pontuações da Língua Portuguesa
5 (100%) 2 votes

CURSOS E DICAS