Sequer ou Se quer

A língua portuguesa, muitas vezes, prega algumas peças em seus falantes. As palavras que possuem o mesmo som e até mesmo quase a mesma grafia é sinônimo de muitas confusões. Hoje, por exemplo, você irá descobrir a diferença entre “sequer” e “se quer”. Vamos lá?

Sequer e se quer

Pode ser que não tenha refletido, ainda, sobre essas duas expressões (Sequer ou Se quer), entretanto, cada uma assume um significado diferente.

Sequer” é um advérbio de negação, que indica o sentido de “menos”. Logo, a construção “Minha mãe sequer gostava de mim”, está correta, uma vez que expressa uma ideia de que a mão não gostava de alguém. Mesmo que essa construção seja frequentemente utilizada, para o advérbio carregar um valor mais óbvio de negação, deve ser usado com uma partícula negativa, como “nem sequer”. Pode parecer redundante em primeira instância, porém, fica mais claro e impede a confusão com o “se quer”.

Já “se quer” nada mais é do que a junção da partícula “se” com o verbo “querer”. Portanto, a oração “Se quer saber o que realmente aconteceu, me procure”, utiliza de forma correta a expressão.

Nós sabemos que a nossa língua está se atualizando, mas essas duas expressões não são sinônimas uma da outra.

Cuidado!

Gostou das informações sobre Sequer ou Se quer? Se você gostou compartilha nas suas redes sociais e deixa seus comentários abaixo para sabermos sua opinião.

Leia também:

Sequer ou Se quer
5 (100%) 3 votes