Na medida em que ou à medida que

Na medida em que ou à medida que: Entender e saber analisar a língua portuguesa é uma tarefa que requer disciplina e treino. O que também requer é saber utiliza-la corretamente no momento certo, de acordo com cada contexto.




A norma culta, por exemplo, é obrigatória em muitos casos, principalmente ao prestar algum exame, concurso e vestibular. Já a linguagem informal é mais “livre”, visto que não há normas.

Porém, é preciso saber diferenciar cada uma para não confundir. Hoje, por exemplo, você irá saber a diferença entre as expressões na medida em que e à medida que.

Na medida em que ou à medida que

Ambas as expressões têm o mesmo valor, de locução conjuntiva. Entretanto, cada uma exerce uma função na oração diferente. “Na medida em que”, por exemplo, indica uma ideia de causa, consequência, efeito. Caso tenha dúvida, pode substituí-la por “uma vez que”, “já que”.

Exemplo de Na medida em que:

  • Temos que nos unir na medida em que o governo não luta mais pelos nossos direitos.

A locução conjuntiva “à medida que” expressa uma ideia de proporção e “à proporção que” é seu sinônimo. Observe:

Vai te ajudar:  Cínico ou Sínico?

Exemplo de à medida que:

  • “Eu não achei justo à medida que eles foram presos”.

Então, ficou claro? Deu para entender qual é a diferença entre Na medida em que ou à medida que? Se gostou basta deixar seu comentário abaixo e a avaliação nas estrelinhas também.

Veja também

Na medida em que ou à medida que
5 (100%) 1 vote

Participe do Aulão de Português online👇

VEJA TODAS AS DÚVIDAS DE » COMO SE ESCREVE
Free WordPress Themes - Download High-quality Templates