Em vez de ou Ao invés de

Em vez de ou Ao invés de – No dia a dia, é muito incomum que prestemos atenção em tudo que falamos. Na linguagem informal da língua portuguesa, não nos preocupamos tanto em “falar corretamente”, visto porque esse contexto não necessita desse linguajar mais culto.




Entretanto, na hora de fazer exercícios ou redigir uma redação, é preciso prestar atenção em erros ortográficos e em palavras parecidas.

Por exemplo, você sabe a diferença entre Em vez de ou ao invés de?

Em vez de ou Ao invés de

Para início de conversa, ambas as expressões estão corretas na língua portuguesa. Entretanto, é comum que se use apenas “em vez de”, uma vez que ela pode substituir facilmente a outra. Saiba o motivo.

Vai te ajudar:  Viagem ou Viajem

“Em vez de” indica “no lugar de”, logo, caso use em uma frase, você quer expressar uma ideia de substituição, de algo diferente. Como por exemplo:

Exemplo de Em vez de

  • Em vez de conhecer o menino, preferi sair com as minhas amigas.

“Ao invés de” significa contrário, ideias inversas, literalmente. Percebe-se que a ideia é quase sempre contrária. Por isso que “em vez de” também poderia ser utilizada nessa frase, porém, “ao invés de” carrega um sentido muito específico, que só pode usar em casos que denotam inversão.

Vai te ajudar:  Onde ou aonde

Exemplo de Ao invés de

Ao invés de olhar para o lado todas as vezes, olhe para frente!

Então… ficou bem explicado a diferença entre Em vez de ou Ao invés de? Se gostou basta deixar seu comentário abaixo e compartilhar o post em suas redes sociais.

Veja também

Em vez de ou Ao invés de
5 (100%) 2 votes

Participe do Aulão de Português online👇

VEJA TODAS AS DÚVIDAS DE » COMO SE ESCREVE
Free WordPress Themes - Download High-quality Templates