Dar à luz um filho ou Dar a luz a um filho: Como escreve?





Na linguagem coloquial brasileira você já deve ter escutado a expressão “fulana deu a luz a um filho” ou “ela vai dar a luz a um filho” (Dar à luz um filho ou Dar a luz a um filho). Uma das razões para a existência desse tipo de frase desse tipo provavelmente seja o fato de que o verbo “dar”, por aceitar duas transitividades (direta e indireta), em muitos contextos, pode significar “dar uma coisa a alguém”.

No entanto, pela gramática normativa do português brasileiro, a expressão não é adequada. Assim, se você quer escrever e falar fundamentado no que prediz a gramática normativa, diga ou escreva:

“Fulana deu à luz um filho” ou “Fulana vai dar à luz um filho”

Semanticamente, o que é considerado como correto pela gramática faz mesmo sentido. Uma mulher, quando coloca um filho no mundo, está, de fato, “transportando” uma nova pessoa para a luz, ou colocando essa pessoa em contato com a luz do mundo exterior (levando – se em conta, inclusive, que o espaço onde o feto vive durante geralmente nove meses, é mesmo escuro, apesar de confortável.  Portanto, uma mulher, quando entra em trabalho de parto está proporcionando que um novo ser humano entre em contato com a luz (do ambiente exterior). Assim, ela “dá para a (à) luz um filho”

Vai te ajudar:  Excessão ou Exceção

Portanto, da próxima vez que você necessitar pronunciar ou escrever formalmente frases que se relacionem com o parto, diga “dar à luz uma criança” e não “dar a luz a uma criança”.

Outros exemplos de uso do verbo dar:

Ela deu à luz um filho, um homem, que governará todas as nações com cetro de ferro. Seu filho foi arrebatado para junto de Deus e de seu trono. (Apocalispe 12.5).

Janet Jackson se separa de Wissam Al Mana meses após dar à luz.

Vai te ajudar:  Como se escreve Lingerie

Paolla Oliveira diz que personagem policial pode dar ‘medo’ nos homens (Ego – Globo.com, em 08/04/2017).

Antecipar alfabetização é dar chance a alunos mais pobres, diz ministro. (O Globo, 06/04/2017).

Gostou das dicas sobre Dar à luz um filho ou Dar a luz a um filho? Então deixa seus comentários abaixo e compartilha este post em suas redes sociais!

Veja também

Dar à luz um filho ou Dar a luz a um filho: Como escreve?
5 (100%) 2 votes





VEJA MAIS SOBRE » COMO SE ESCREVE

Leia também

Incomodar ou Encomodar

Incomodar ou Encomodar

Incomodar ou encomodar – qual das duas formas está correta? A Língua Portuguesa é muito …

Cínico ou Sínico

Cínico ou Sínico?

Lembra das vezes em que você corrigiu o seu amigo por ele escrever “sínico”? Apesar …