Anexo ou Em anexo

Anexo ou em anexo – Entender e saber analisar a língua portuguesa é uma tarefa que requer disciplina e treino. O que também requer é saber utiliza-la corretamente no momento certo, de acordo com cada contexto.




A norma culta, por exemplo, é obrigatória em muitos casos, principalmente ao prestar algum exame, concurso e vestibular. Já a linguagem informal é mais “livre”, visto que não há normas.

Porém, é preciso saber diferenciar cada uma para não confundir. Hoje, por exemplo, você irá saber a diferença entre as expressões Anexo ou em anexo.

Anexo ou Em anexo

Abaixo temos informações sobre o que significa cada palavra e eventuais exemplos para auxiliar no entendimento.

Vai te ajudar:  Como escrever números por extenso?

Anexo

Um dos erros mais comuns da língua portuguesa e no nosso dia a dia é utilizar a palavra “anexo”. Como utiliza-la? Pois bem. A expressão “anexo”, na maioria das vezes, tem função de adjetivo e, por isso, deverá concordar com o substantivo que está acompanhando.

  • A carta está anexa.
  • Os arquivos estão anexos.

Em Anexo

Você já deve ter escrito ou lido a expressão “em anexo”. Nesse caso, a expressão também está correta porque tem função de locução adverbial (é o modo como algo foi enviado), acompanhando, geralmente, o verbo “seguir”.

Exemplo: “A carta de demissão está em anexo”.

Ainda há uma terceira possibilidade. Se está querendo dizer que algo está inserido no anexo, deve trocar a preposição “em” por uma modificada, como “no”, “na”. Exerce o mesmo valor que “em anexo”. Exemplo: Segue no anexo, o seu documento”.

Vai te ajudar:  Como se escreve show

Então, ficou bem explicado a diferença entre Anexo ou Em Anexo? Se gostou basta deixar seu comentário abaixo e a avaliação nas estrelinhas também.

Veja também

Anexo ou Em anexo
5 (100%) 2 votes

Participe do Aulão de Português online👇

VEJA TODAS AS DÚVIDAS DE » COMO SE ESCREVE
Free WordPress Themes - Download High-quality Templates